terça-feira, 17 de novembro de 2015

Entrevista com Luciano Leme

   Vamos apresentar agora uma entrevista concedida pelo professor e profissional Luciano Leme que atua na área de Gestão de Sistemas Operacionais sobre Segurança,Usabilidade e Aplicações Linux.

   -Qual o sistema Linux que você mais utiliza?
   -O que eu mais gosto de usar é o Debian.

   -Qual sua experiência com este Sistema Operacional?
   -Eu trabalho com ele há mais ou menos 7 ou 8 anos na área de desenvolvimento e investigação.

   -Em relação à esse Sistema Operacional que você utiliza, você considera ele confiável? Ele vem com algum tipo de antivírus?
   -Eu gosto de trabalhar com o Linux versão Debian, no padrão dele não vem instalado antivírus.

   -Você já chegou instalar algum antivírus nele? Se sim quais?
   -Eu não procuro instalar, porque no que eu trabalho não tem tanta necessidade de instalar antivírus, pois não tenho muito acesso a internet, também não utilizo muito o pendrive, portanto não tem tanta utilidade.

   -Você já utilizou outros sistemas operacionais? Se sim, quais?
   -Sim, eu já utilizei o Windows, SIFB.

   -Referente aos sistemas operacionais que você utiliza, qual a maior utilidade deles para você?
   -Eu utilizo muito na área de investigação criminal, e para mim o linux é o que maior da suporte para isso.

   -Referente ao design do sistema que você mais utiliza, Qual sua opinião?
   -O design é ruim (risos), mas prefiro pela minha necessidade, acredito que se fosse para escolher um sistema por questões de design, escolheria o Ubuntu.

   -Você acha que existe muita diferença no design de um Sistema Operacional para outro?
   -Sim, essa diferença já foi maior, mas acredito que os Sistemas Operacionais do Linux tentam deixar o design parecido com o Windows, porque o usuário esta acostumado com o Windows, então eles tentam "migrar" os usuários do Windows deixando o design similar.

   -Você ja ouviu falar no Sistema Operacional Mageia?
   -Já sim, não cheguei a utilizar até porque eu utilizo o Debian já a algum tempo, então fica um tanto desproporcional, mas já ouvi falar muito bem dele.

   -O que você ouviu sobre o Mageia?
   -Sobre o suporte, o design, é uma distribuição que está ajudando bastante.